Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Preparação para a Meia Maratona Athenas

Sigo, após a Maratona do RJ, em franca preparação para a Meia Maratona da Athenas, que é dia 4/10.
Consegui manter mais ou menos o peso da maratona do RJ, ganhando apenas 1 kg dos quase 6 kg que cheguei a perder.

Minhas preparações para as provas sempre seguem ciclos de treinamento. No momento estou na 10ª semana de um período de 13. No meu caso são 4 ciclos: base, velocidade, específico e polimento. No momento a fase é de treinos específicos, que vai até o final da semana 11. Neste caso, como a prova é de 21k e já vinha de treino de maratona, o foco tem sido mais em ganhar velocidade, mas sem descuidar da distância, já que não é um percurso curto. As duas últimas semanas serão de polimento, quando os estímulos já serão reduzidos, devido à aproximação com a prova alvo.

Os treinos estão muito bons. Com os exercícios de fortalecimento para abdômen, quadril e costas, a carcaça tem reagido bem. De vez em quando surgem dores aqui e ali, mas são normais dentro do período de treinamento. Assim o corpo vai se adaptando e, teoricamente, ficando mais preparado para enfrentar a prova.

A diferença em relação às preparações anteriores é que tenho feito praticamente todos os treinos na rua, enquanto antes fazia a maioria na esteira e apenas o longão na rua. Sinto que assim a preparação tem sido mais eficiente, mas só poderei avaliar na prova.

Estou fazendo 3 treinos por semana, um de tiros, um de ritmo estilo Ironguides e um longão. Cheguei a tentar fazer 4, incluindo um de ladeira, mas parei de fazer este porque o joelho começou a incomodar. Preciso fazer um fortalecimento específico em outro momento para encarar este tipo de treino.

A novidade é o treino de tiros, que eu havia parado de fazer, pois sentia a coluna. Com o fortalecimento, isto não tem sido um problema, e pude voltar. Esse treino é pesado para mim. Da última vez foram 10 tiros de 45” com 30” de descanso entre eles. Eu espero que, por conta dele, consiga melhorar a velocidade na prova.

2 comentários:

  1. Que beleza!
    Três vezes, nem mais, nem menos.
    Também estou neste ritmo, mas mantenho o foco nos dez quilômetros, Sérgio.
    As dores e desconfortos vem e vão. Acho que estou melhor conhecedor dos meus limites e tenho evitado as contusões com um tanto de moderação em alguns treinos. Afinal, melhor treinar com menos intensidade a acabar se machucando.
    Boa sorte na meia Athenas!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Sergio, os treinos de tiros são pesados pra todo mundo. Mas, sem eles fica bem mais difícil ficar rápido nas corridas e conseguir um tempo satisfatório.
    Abraço, boas corridas e obrigado pela visita e comentário deixado no meu blog referente a Maratona de Assunção.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...