Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 2 de julho de 2015

30k já foram: treinos e mais treinos

Sigo na minha rotina de treinos para a Maratona do RJ, que será dia 26/7. Tenho conseguido manter o peso em torno do desejado, 66kg.

Domingo passado foi dia do treino de 30k, feito mais uma vez no Maracanã, à noite. Esses treinos são muito longos e, por isso, fica difícil encaixar na rotina da família no fim de semana. Dessa vez corri de 18h às 21h. Como era domingo, sem jogo no estádio, estava bem deserto.

Durante a semana, havia feito um intervalado de ritmo (5' forte e 2'30" fraco), um ironguides de 1h30' (1' forte por 20" lento) e um de ladeira na esteira (nível 8, veloc 6'/km). Neste último incluo 5 minutos de descida ao final, já que na prova terei duas descidas, do Joá e da Niemeyer. Além disso, fiz o tradicional fortalecimento muscular por 2x.

Com tudo isso, achei as pernas um pouco travadas no longão. Acho isso natural. Estou rodando esse treino à 6'/k de média, sem parar o cronômetro para beber água, e incluindo um tempo de aquecimento mais lento. Estou alternando, uma semana com treino 3x na semana, e a seguinte com 4x, que foi o caso. Nessas, as pernas sentem mesmo um pouco.

Tenho sentido que o condicionamento cardiovascular está melhor do que o músculo-esquelético. Assim, o batimento cardíaco fica em um nível mais baixo, mas as pernas não permitem ir mais rápido. Como isso é um reflexo dos treinos, o normal é que no dia da prova, após duas semanas de polimento (treinos mais leves), eu esteja melhor.

Um fator que pode complicar no dia da prova é o tempo. Como todos sabem, o Rio de Janeiro é muito quente, e não sabemos como estará no dia da prova. Nessa época, oscila bastante. Este sábado, por exemplo, a previsão é chegar à 27ºC, para, no domingo, uma máxima de 19ºC. Importante mesmo é que não tenha sol. Como os treinos não tem sido feitos no sol, não tenho muito parâmetro de como ele se comportaria nessa situação.

Esse fim de semana farei o maior treino de preparação, de 32k! Vamo que vamo!



2 comentários:

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...