Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Relato de prova: Meia Maratona Golden Four Asics 2015

Golden Four - Foto oficial - Fui feliz mais uma vez!
Neste domingo, 12/4, foi realizada mais uma etapa da já tradicional Meia Maratona Asics Golden Four, assim chamada por ser parte de um circuito de 4 provas irmãs, realizadas em cidades diferentes do país.

Essa é uma prova especialmente bem organizada e que, por isso, atrai minha atenção. Essa foi, inclusive, há 4 anos, a primeira meia maratona que participei e agora foi a 11a.

Tudo começa na feira/expo realizada na véspera, que é excelente. Além dos estandes tradicionais, tem diversas palestras. Esse ano assisti a do Clayton Conservani e Carol Barcelos, protagonistas do Planeta Extremo. Eles falaram bastante sobre as aventuras realizadas, foi bem bacana. De resto, tinha um teste de velocidade, no qual corríamos sobre uma pista e ao final aparecia a velocidade que tínhamos alcançado. Outra coisa boa foi o chip por trás do número de peito, o que é uma ótima comodidade.

A única coisa um pouco complicada é a logística, pois a largada fica no longínquo Recreio, a mais de 40 km de casa e a chegada no meio do caminho, só que ao final é preciso voltar à largada para pegar o carro. A organização oferece ônibus da chegada para largada, ao fim da prova. Tudo bem que é com ar condicionado e cheio de gente suada dentro he he, mas tá valendo. Fui com meu amigo Borges. Conseguimos chegar com alguma antecedência, não tendo maiores atropelos. Na largada encontrei meu amigo Leandro e meu primo Paulinho, o que tem 60 anos mas físico e cabeça de 20.

A largada foi em duas ondas, a primeira às 7h e a segunda, onde larguei, às 7:10h. Tudo muito pontual. O dia era lindo, sem nuvens, mas para correr seria melhor um dia menos bonito he he.

A prova tinha bastante gente, mas sem grandes atropelos, fluindo bem, ao menos no trecho em que estava. A cada 3 km havia água e isotônico em saquinhos, o que facilita bastante. Além disso, no 12 km tinha gel de carboidrato, que não peguei pois havia levado o meu.

Próximo ao final tem a subida do elevado do Joá e depois o túnel, que são trechos interessantes. Depois, entre os dois túneis, tem uma parte que corremos na parte inferior do elevado e aí é o único trecho com sombra, o que dá um alívio.

Fiz uma prova lenta e conservadora, como achei que dava. A ideia era dividir em 3 trechos de 7k, o primeiro com batimento entre 145 e 150, o 2º entre 150 e 155 e o 3º iria acima, dependendo de como tivesse me sentindo. Tentei fazer assim, mas meu rendimento foi caindo com o tempo. O meu pique da véspera no teste de velocidade cobrou a conta, e senti dores musculares, algo que não estava planejado. Além disso, os treinos haviam sido longe do ideal. Ao final concluí em 2h12', um tempo longe das melhores marcas, mas foi o que deu para fazer. Como sempre, fiquei feliz de ter participado de mais esse evento.

Essa é uma prova que recomendo. Local belíssimo, organização excelente, largada cedo, apenas uma subida pequena, enfim, tudo que a gente gosta :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...